Nas Escolas Integradas Ressurreição, o Ensino Fundamental II tem como objetivo a formação básica da pessoa para o exercício da cidadania. Nessa etapa, os laços e vínculos de solidariedade humana fortalecem o desenvolvimento dos esquemas operatórios concretos   que facilitam a aquisição dos conhecimentos adequados à idade.

Esta etapa é organizada para se conquistar a gratificação do aprendizado contínuo, em nível elevado, favorecendo, assim, a construção da base necessária para o domínio e a vitória da fase da escolaridade seguinte, o ensino médio. Nessa fase, com os esquemas mentais operatórios abstratos já atuantes, o diálogo, a troca, a cooperação e a corresponsabilidade do trabalho em equipe, são privilegiados como estratégias de ensino-aprendizagem.

Sob essa perspectiva, as Escolas Integradas Ressurreição  visam contribuir para importantes mudanças, no cenário da educação nacional, preparando para a vida homens e mulheres intelectualmente bem desenvolvidos, emocionalmente equilibrados; pessoas autoconfiantes, harmoniosas e felizes, voltadas não somente para a própria realização , mas preocupadas com o bem estar do outro e da comunidade.